quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Conta Corrente Caucionada

O que é uma Conta Corrente Caucionada?  É a forma mais flexível de gerir as necessidades de tesouraria, da sua empresa. O Crédito Agrícola atribui um limite de crédito por um prazo determinado, que pode ser utilizado de acordo com as necessidades da empresa, sem qualquer plano de amortizações pré-definido. Ver mais aqui.

20 comentários:

  1. A conta corrente caucionada é um tema bastante abrangente na área da banca, na qual as empresas recorrem com frequência a este produto. O produto em questão é uma solução de crédito adequada à gestão das empresas e funciona como um apoio às necessidades pontuais de tesouraria. Tem como objectivo combater as necessidades de fundo de maneio com a presente conjuntura que vivemos. É um empréstimo de curto prazo no qual é disponibilizado um limite de crédito, através de uma conta paralela (conta caucionada) em que o cliente fica autorizado a utilizar de acordo com as suas necessidades, sem qualquer plano de amortizações pré-estabelecido. Na óptica do banco este produto tem elevado risco, pois é utilizado de forma pura pela empresa, a qualquer momento da fase produtiva e só é amortizada no momento em que a empresa tem excesso de fundos, ou seja, na caracterização das vendas.

    ResponderEliminar
  2. A conta corrente caucionada é um dos meios de financiamento bancário de curto prazo e é normalmente utilizada quando um fornecedor espera receber fundos dos seus clientes. Caracteriza-se por vários aspetos, tais como, a atribuição de um limite de crédito por parte do bancário, abertura de uma conta de depósitos à ordem onde serão efetuados os movimentos e a validade de 180 dias renováveis caso o seja acordado entre o cliente e o banco. Normalmente este tipo de conta tem associado uma caução, ou seja, uma garantia que nao está preenchida pelo cliente/empresa, porque depende do montante que está em dívida (livrança). A conta corrente caucionada é creditar pelo reembolso de que foi utilizado e debitada quando é retirado o montante a utilizar na conta D.O. Os juros são calculados diariamente em função do capital emprestado em cada momento e cobrados na conta à ordem da empresa selecionada.
    Este é um meio bastante flexível, mas que se for usado durante um longo período de tempo, poderá ter associados custos muito elevados e um grau de risco elevado.

    ResponderEliminar
  3. A conta corrente caucionada assume um importante papel no apoio à tesouraria das empresas, permitindo suprir as necessidades pontuais de liquidez a curto prazo (fundo de maneio). Este apoio assume atualmente um papel relevante na atividade das empresas que assistem a uma redução nas disponibilidades de curto prazo como consequência da atual conjuntura económica e política.
    As empresas podem assim obter, numa conta paralela à conta DO, um limite de crédito que pode ser movimentado de acordo com as necessidades de liquidez, ou seja, a conta corrente pode ser debitada no caso de existir necessidade de fundo de maneio, creditando a conta DO, e creditada quando existe capacidade financeira. Esta particularidade de ser movimentada a débito e a crédito atribui-lhe a designação de crédito Revolving pois o capital pode ser liquidado e utilizado de novo posteriormente.
    Na vertente de encargos para a empresa a conta corrente está sujeita ao pagamento de juros pelo capital utilizado e a uma comissão de imobilização sobre o capital não utilizado.
    Como a finalidade da utilização do capital é desconhecida esta operação é titulada por uma livrança em branco avalizada pelos sócios da empresa, que será acionada no caso de incapacidade da empresa cumprir e pelo valor em dívida, o que salvaguarda os Bancos.
    De forma a complementar a garantia obtida é importante um constante follow-up junto da empresa, que por vezes utiliza a conta corrente de forma indevida, facilitando esse acompanhamento a obrigatoriedade que a empresa tem de solicitar a disponibilização/amortização de fundos junto do Banco e não possa movimentar a conta corrente de forma autónoma.

    ResponderEliminar
  4. Uma conta corrente caucionada é um empréstimo de curto prazo no qual é disponibilizado um limite de crédito, através de uma conta paralela (conta caucionada). Podemos dizer que se trata de crédito Revolving já que após o reembolso de uma parte do montante, o cliente pode voltar a utilizar o crédito.
    Funciona da seguinte forma, após acordo entre cliente e o banco é estabelecido um limite de crédito, dando inicio á criação de uma conta paralela á conta á ordem a partir da qual serão realizados os movimentos. Os juros são calculados diariamente em função do capital emprestado em cada momento e cobrados na conta à ordem. As transferências a débito e a crédito da Conta Corrente Caucionada são efetuadas a pedido do Cliente, sempre por contrapartida da conta de depósitos à ordem que lhe está associada.
    Normalmente, os contratos têm a validade de 180 dias, renováveis por períodos de 90 dias.

    ResponderEliminar
  5. As contas correntes caucionadas tratam-se de contas correntes em que a entidade financiadora coloca ao dispor do seu cliente um limite de crédito contratado, podendo o cliente repor partes de capital a fim de reduzir o montante do seu débito. Implicam o pagamento de juros por parte da empresa contraente e uma garantia. Normalmente para financiar necessidades da tesouraria da empresa.
    Na escolha das opções mais adequadas, as empresas devem sempre considerar os seguintes aspetos: custo do financiamento; flexibilidade (em termos de prazos e montantes);acessibilidade (necessidade de garantias, etc.).
    As contas correntes caucionadas são assim uma das fontes de financiamento bancário com carácter de curto prazo e caracterizam-se pelos seguintes aspetos fundamentais:
    -é estabelecido um limite de crédito (e não de uma quantia fixa) por parte da entidade bancária;
    -criação de uma conta paralela a partir da qual são efetuados os movimentos articuladamente com a conta à ordem (a empresa tem liberdade para tirar e colocar valores na conta paralela até ao montante limite);
    -normalmente a validade é de 180 dias renováveis;
    -os juros são calculados diariamente em função do capital emprestado em cada momento e cobrados periodicamente na conta à ordem da empresa (ex., trimestralmente);
    -há por vezes a exigência de uma garantia por parte da entidade bancária (livrança com aval dos sócios), sendo esta situação a que faz com que se esteja perante uma conta-corrente caucionada.
    Trata-se ainda de uma forma de financiamento flexível, na medida em que a empresa só paga juros de acordo com a utilização que fizer do plafond negociado com a instituição bancária.

    Jorge Grácio G22 3773

    ResponderEliminar
  6. A Conta Corrente Caucionada (CCC) tem um papel importante para as empresas, pois fornece um crédito negociado a curto prazo. Este tipo de financiamento é muito utilizado nos dias de hoje, ate porque as empresas tem ao seu dispor credito antecipado com o pagamento de uma taxa de juro na sua utilização ou no caso de não utilizar tem uma Comissão de Imobilização a pagar.
    Com este tipo de conta as empresas tem uma conta junta com a conta DO onde o limite de credito estabelecido é movimentado livremente quando as empresas querem e precisam. Tem como função mais especificamente a de creditar a DO quando esta não tem capital para pagamentos ou utilização da empresa. Este tipo de utilização de ter crédito, que após ser utilizado, de seguida liquidado, permite a sua disponibilidade no momento imediato as empresas tem como nome Revolving.

    ResponderEliminar
  7. A conta corrente caucionada é uma forma de financiamento, que visa o apoio temporário da tesouraria de uma empresa. Este tipo de financiamento é um produto de curto prazo, normalmente de 180 dias.
    Associada à conta corrente, existe um limite e esta tem como garantia uma livrança caução, que apenas é preenchida em caso de incumprimento por parte da empresa devedora.
    Como já referido em cima, esta conta é utilizada pelas empresas, onde estas decidem qual a melhor altura para a utilização deste capital e para o seu reembolso, sempre tendo por base o ciclo produtivo da empresa.
    Esta conta é um bom produto tanto para o banco como para as empresas, para o banco porque cria uma maior fidelização com o cliente e para as empresas em caso de necessidade.
    Uma informação que o banco deve ter sempre em conta é o saldo médio da empresa, para saber se deve ou não conceder este tipo de conta.
    Em termos de funcionamento, o banco cobra comissão de imobilização pelo capital não utilizado. Os juros cobrados pela utilização são mais altos do que as comissões. Estes juros são retirados da D.O.
    Esta conta corrente é movimentada a débito quando de lá é retirado capital, e movimentada a crédito quando é reembolsada para amortização da divida. Em regra, os juros e as comissões são pagos mensalmente.

    ResponderEliminar
  8. A conta corrente caucionada consiste na atribuição de um limite máximo de crédito que a Empresa pode movimentar, conforme as suas necessidades de tesouraria, sem qualquer plano de amortizações pré-definido.
    As movimentações da conta corrente são efectuadas mediante comunicação do Cliente, na forma prevista no contrato;
    As movimentações a débito, pelas utilizações, e a crédito, pelas amortizações, são efectuadas por transferência para e da conta de depósitos à ordem, as transferências a débito e a crédito da conta corrente caucionada são efetuadas a pedido da empresa.
    Constitui uma forma de financiamento particularmente adaptada às necessidades de capital circulante de pequenas e médias empresas.
    Normalmente, os contratos têm a validade de 180 dias, renováveis.
    Como garantia está normalmente associada a livrança.
    Este produto representa um forte apoio as empresas, promovendo assim o desenvolvimento económico, ao mesmo tempo que cria uma relação de proximidade entre cliente e banco, aumentando assim a possiblidade de colocação de outros produtos e captação de novos clientes.


    Daniel Gomes 3763 G22



    ResponderEliminar
  9. A Conta corrente caucionada (CCC) é um produto de curto prazo, consiste em o banco disponibilizar fundos que permitam fazer face a necessidades irregulares de tesouraria do Cliente. O cliente necessita de uma autorização de um limite de crédito, fica autorizado a utilizar de acordo com as suas necessidades de tesouraria, não existindo qualquer plano de amortizações pré-estabelecido, e pode ser movimentada a débito (utilizações) e a crédito (amortizações) efetuadas por transferência para e da conta de depósitos à ordem.
    Este produto, para o cliente è flexível na utilização e liquidação dos fundos e os encargos financeiros são sobre o valor e período correspondentes à utilização efetuada.

    Daniela Lopes 3497 3F21

    ResponderEliminar
  10. A conta corrente deve ser sempre ajustada às necessidades do cliente. A conta corrente caucionada ,é um serviço que visa proporcionar uma sólida tesouraria às empresas. Isto ,porque muitas delas,hoje em dia, entram em insolvência por causa da inexistência de uma tesouraria mais capaz. Este tipo de serviço, tem custos de forma proporcional ao capital que é creditado ao cliente e é movimentado a crédito e a débito, sendo na primeira amortizado e na segunda utilizado.
    Por fim este tipo de serviço tem como garantia a livrança, que é um título de crédito, que se traduz numa promessa de pagamento, na qual o cliente se compromete a pagar ao seu credor, o banco, tratando-se a CCC de um serviço com um risco elevado.

    Miguel Cardoso 2F22

    ResponderEliminar
  11. A Conta-Corrente Caucionada é um produto disponibilizado pelo Banco onde, mediante a respectiva contratação, o cliente dispõe de um limite máximo de crédito (plafond definido e contratado entre as partes), que poderá utilizar quando necessitar através de transferências / movimentações (que poderão ser de montantes fixos ou variáveis) para a sua Conta de Depósito à Ordem. Claro está que, uma transferência / movimentação em sentido inverso, ou seja, da Conta de Depósito à Ordem para a respectiva Conta-Corrente Caucionada, representará um reembolso de montantes utilizados.

    Estes limites são atribuídos, normalmente, por prazos de 6 ou 12 meses, podendo ou não ser renovados no respectivo vencimento.

    ResponderEliminar
  12. A Conta - Corrente Caucionada é um produto disponibilizado pela entidade bancária, que permite a disponibilização de fundos, de um financiamento antecipado, onde flexibilidade do produto é a vantagem principal deste tipo de conta. Para o cliente a Conta-Corrente Caucionada permite uma flexibilidade da utilização e comodidade na utilização. Para além , destas vantagens a Conta Corrente Caucionada, oferece ao cliente taxas de juros competitivas, que lhe garantem mais tempo para se dedicar ao seu negócio. Os limites de prazo na Conta Corrente Caucionada, é em geral de 6 meses, poderá ir até aos 12 meses de utilização.
    As movimentações na Conta Corrente são efectuadas , mediante a comunicação do cliente , na forma prevista no contrato.As movimentações a débito, pelas utilizações, e a crédito, pelas amortizações, são efectuadas por transferência para e da conta de depósitos à ordem.
    Constitui uma forma de financiamento particularmente adaptada às necessidades de capital circulante de pequenas e médias empresas.

    ResponderEliminar
  13. A conta corrente caucionada é um instrumento financeiro de curto prazo que oferece ajuda nos momentos mais frágeis da tesouraria de uma empresa.
    Esta conta corrente caucionada está sempre ligada a uma conta à ordem.
    Na conta corrente caucionada é sempre atribuído um plafond, plafond esse que pode ser utilizado conforme a necessidade do cliente. Se a empresa não utilizar todo o crédito a que tem direito paga uma comissão de imobilização. Em caso de incumprimento o banco preenche a já associada livrança-caução com o valor em divida.
    Na regularização normalmente está associado um prazo de 180 dias, e o primeiro período é normalmente utilizado para pagar juros.
    Um dos aspetos mais importantes é o crédito Revolving, pois permite às empresas que estas debitem e creditem a conta corrente caucionada conforme as necessidades e a capacidade de amortizar, respetivamente.

    ResponderEliminar
  14. A Conta Corrente Caucionada (CCC) é uma conta dirigida a empresas e tem a função de disponibilizar crédito a curto prazo.
    É uma modalidade de conta que visa satisfazer as necessidades temporárias da tesouraria de uma empresa durante o seu ciclo produtivo.
    A principal vantagem para o cliente é poder utilizar o crédito em qualquer altura. O plafond atribuído à CCC é estipulado no início do contrato e tem sempre associada uma conta de D.O.
    O pagamento da CCC funciona da seguinte forma:
    Sobre o valor utilizado paga-se os juros, e paga-se comissões pelo valor inutilizado (devido a haver credito parado).
    Os limites de prazo da CCC normalmente é de 6 a 12 meses podendo, ou não, ser renovada no seu vencimento.

    ResponderEliminar
  15. A CCC é um produto direcionado as empresas e visa satisfazer as necessidades temporárias da tesouraria de uma empresa, consoante as suas necessidades durante o ciclo produtivo.
    Na CCC é definido um plafond tendo em conta as carências, a dimensão e a reputação da empresa. O prazo normal para cobrir a utilização de capital é de 180 dias, sendo a empresa obrigada a pagar juros sobre o montante utilizado e comissão de imobilização pelo inutilizado. Esta modalidade implica mais risco que a conta corrente de cheques pré-datados pois nessa modalidade a empresa já recebeu uma promessa de pagamento enquanto na CCC o mesmo não é garantido.

    ResponderEliminar
  16. Conta corrente caucionada é a forma mais flexível de gerir as necessidades de tesouraria da empresa. Atribui-se um limite de crédito por um prazo determinado, que pode ser utilizado de acordo com as necessidades da empresa. A empresa pode dispor do crédito com flexibilidade segundo as suas necessidades, onde o custo é proporcional à utilização dos fundos. As movimentações da conta corrente são efetuadas mediante comunicação do Cliente, na forma prevista no contrato. As movimentações a débito, pelas utilizações, e a crédito, pelas amortizações, são efetuadas por transferência para e da conta de depósitos à ordem. Os juros pagos são sobre o valor utilizado e as comissões sobre valor não utilizado (comissão de imobilização).

    ResponderEliminar
  17. A nível da gestão financeira de curto prazo das empresas, que tem como objetivo básico prevenir eventuais insuficiências de tesouraria em períodos curtos, as empresas têm duas opções fundamentais: alterar os parâmetros da política de gestão do ciclo de exploração (diminuição do nível de stocks, diminuição do crédito a clientes, aumento do crédito de fornecedores); recorrer a fontes de financiamento de curto prazo, através da consulta de instituições financeiras e da análise de instrumentos de financiamento ligado ao mercado monetário. Nesta segunda alternativa, as empresas podem optar por um conjunto mais ou menos alargado de fontes de financiamento, como sejam: desconto de letras, desconto de livranças, descoberto bancário, linhas de crédito de curto prazo, avales e garantias bancárias, contas – correntes (caucionadas), etc.
    Na escolha das opções mais adequadas, as empresas devem sempre considerar os seguintes aspetos: custo do financiamento; flexibilidade (em termos de prazos emontantes); acessibilidade (necessidade de garantias, etc.).
    As contas-correntes (caucionadas) são assim uma das fontes de financiamento bancário com carácter de curto prazo e caracterizam-se pelos seguintes aspetos fundamentais: é estabelecido um limite de crédito (e não de uma quantia fixa) por parte da entidade bancária.

    ResponderEliminar
  18. A gestão global dos seus pagamentos e recebimentos num único produto, para que tenha mais tempo para dedicar à sua empresa
    É uma solução inovadora que integra, num único produto, a gestão de fluxos de tesouraria, antecipando créditos sobre devedores e/ou garantindo pagamentos a fornecedores. Tudo com a garantia exclusiva da Caixa
    A Conta Tesouraria destina-se a empresas com dimensão e tem âmbito nacional e internacional.
    Vantagens
    • Melhora a estrutura do balanço da empresa
    • Acesso a crédito de tesouraria em condições preferenciai
    • Informação de crédito – apoio comercial e jurídico
    • Simplificação administrativa – melhoria da gestão de tesouraria
    Na vertente de pagamentos a fornecedores
    • Aumento da capacidade negocial com fornecedores
    • Redução de custos na função de gestão de pagamentos
    • Menor carga administrativa inerente ao pagamento a fornecedores
    • Tratamento indiscriminado de pagamentos em Portugal, Espanha e resto do mundo
    Na vertente de recebimentos de clientes
    • Diminuição do risco de crédito a clientes
    • Libertação de carga administrativa – maior dedicação a outras áreas da empresa (vendas)
    • Outsourcing de cobrança

    ResponderEliminar
  19. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar
  20. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar