O investimento que as grandes superfícies como o Continente e o Pingo Doce têm feito nas marcas próprias resultou no aumento de peso destes produtos nas vendas do retalho. Estes produtos já valem cerca de 31% nas vendas do retalho alimentar e misto, segundo as conclusões de um estudo que está a ser realizado pelo economista Augusto Mateus. Para continuar a ler clicar aqui.
As marcas próprias ou marcas brancas, aumentaram o seu reconhecimento com a conjuntura atual de crise. São mais conhecidas em grandes superfícies alimentares, como o Continente e o Pingo Doce. Pois, a população tem necessidade de reduzir custos e até a nível alimentar o faz, portanto optam por estes produtos com preços mais baixos e qualidade equivalente. No entanto, existem produtos insubstituíveis, isto é, a qualidade da “marca original” é superior, e aí muitas pessoas optam por o produto de melhor qualidade. Mas, o que é certo é que as marcas próprias estão cada vez mais em voga e o sucesso das mesmas está à vista, permitindo assim às empresas que a boa estratégia adoptada aumente o número de vendas, logo gera um maior lucro. Assim tanto as famílias como as empresas não financeiras tiram um bom partido desta prática.
ResponderEliminarSegundo noticias que li, Portugal é o país com maior número de consumidores a optar por produtos de marca própria para pouparem no seu orçamento, mas em grande parte devido à crise que se encontra na atualidade.
ResponderEliminarA meu ver a procura do preço baixo muitas vezes supera a procura da qualidade, uma vez que os portugueses preferem não privilegiar a qualidade e comprar em maior quantidade.
José Filipe Silva 3500 3ºF21