segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Rede multibanco


O presidente executivo da CGD, José de Matos, lembrou hoje que Portugal tem um dos sistemas de pagamentos mais eficientes e profissionais do mundo e que os bancos têm que ser compensados por esse serviço “enorme” prestado à economia. Para continuar a ler clicar aqui.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Portugal é dotado de um dos melhores sistemas de pagamentos do mundo, como tal, um sistema assim tem custos. Tudo o que tem custos tem que ser reflectido no preço: ou a margem de lucro desce, ou o preço sobe.
    Numa altura em que a rentabilidade dos bancos anda por terrenos negativos, uma medida como limitar as comissões ganhas por este serviço vai, naturalmente, fazer com que o preço de vários serviços e produtos relacionados aumente. O sector bancário vê nas comissões desse serviço uma fonte de rentabilidade, assim como no cartão de crédito, directamente relacionado, um dos produtos preferidos pelos bancos dada a rentabilidade que lhes oferece. Esse corte no preço das comissões, vai reflectir o custo do serviço na utilização do cartão. A utilização do cartão de crédito serve muitas vezes para efectuar pagamentos a comerciantes, se o custo for mais elevado, vai ser menos usado, e como, outrora, se assumiu como uma fonte de aumento do volume de negócios, desta feita vai fazer com que esse volume reduza, prejudicando comerciantes, consumidores e banca.
    A evolução tecnológica fez com que o canal de pagamentos automáticos (ATM's e TPA's) fosse crucial para o sector bancário, medidas como estas vão prejudicar o volume de negócios da banca e dos comerciantes, resultando claramente num retrocesso a nível macroeconómico. Tudo devia ser feito no sentido de facilitar a atividade bancária, protegendo o consumidor, no sentido de fazer cumprir o seu papel de intermediário entre produto e consumidor. Quando se dificulta essa função, dificulta-se o funcionamento de uma economia.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Multibanco é uma rede de caixas automáticas portuguesa, constituída praticamente pela totalidade da banca de retalho em Portugal. O nome multibanco é uma marca registada, propriedade da empresa SIBS, mas o termo é atualmente usado para designar de forma genérica um sistema interbancário que disponibilize serviços como o levantamento de dinheiro num dispositivo automático. Menos frequentemente também é utilizado o termo ATM, do inglês Automatic Teller Machine.

    ResponderEliminar