ROE
A Rendibilidade do Capital Próprio (RCP), em inglês Return on Equity (ROE), é um indicador económico que mede a capacidade dos capitais próprios da empresa em gerar retorno financeiro. Assumindo que os capitais próprios da empresa representam a sua situação patrimonial líquida, isto é, o seu valor contabilístico, pode-se considerar a rendibilidade do capital próprio como sendo a rendibilidade da empresa. Para saber mais clicar aqui.
ROE ou Rendibilidade dos Capitais Próprios é um rácio financeiro que representa uma taxa de retorno do investimento dos acionistas na empresa. É um dos indicadores mais importantes da análise financeira.
ResponderEliminarServe para medir a eficácia com que as empresas utilizam os capitais pertencentes aos respectivos sócios ou accionistas. Assim, os sócios ou accionistas podem ser levados a comparar essa taxa de remuneração com a taxa de juro que lhes poderia ser oferecida se optassem por aplicar os seus fundos em outros activos com risco semelhante.
Quanto mais elevado for este indicador,melhor será para a empresa para os eventuais investidores e maiores possibilidades também de desenvolver a sua actividade futura com o recurso ao auto-financiamento. No entanto, note-se que um valor elevado para este indicador poderá não ser indício de uma boa gestão, pois tal facto pode resultar dos capitais próprios serem reduzidos.
Este rácio calcula-se fazendo a divisão entre o Resultado Líquido e o Capital Próprio.
O ROE, return on equity, é um rácio de rendibilidade muito importante para análise da rentabilidade dos capitais próprios de uma empresa pois relaciona os resultados líquidos que podemos aferir na demonstração de resultados e os capitais próprios retirado do balanço e o seu valor é expresso em %. Este rácio dá-nos a conhecer a capacidade da empresa gerar lucros a partir dos capitais investidos pelos acionistas, ou seja, a remuneração que os mesmos geram e a eficiência de gestão da mesma. É também um importante instrumento de análise para os acionistas, pois podem avaliar o risco, caso, o investidor pretenda investir na empresa e a conseguinte rentabilidade. Podemos concluir que a utilização deste instrumento é bastante fiável e exequível, visto que é baseado por elementos da empresa e assim podemos analisar quantitativamente a mesma, caso necessite de recorrer a crédito bancário.
ResponderEliminarA gestão financeira de uma empresa tem a seu cargo, entre outras tarefas, a análise da sua situação sob várias vertentes e áreas.
ResponderEliminarExistem vários métodos, por vezes complementares, de proceder a esse tipo de avaliação. O ROE é também designado por Rendibilidade dos Capitais Próprios, e corresponde ao rácio entre o valor dos resultados líquidos (diferença entre proveitos e custos) obtidos por uma empresa num determinado período.Sendo calculado dessa forma, o valor do ROE permite a obtenção de indicações acerca da forma (grau de eficiência) como os investimentos dos detentores de capital de uma empresa estão a ser geridos.
O ROE, também conhecido como Rendibilidade dos Capitais Próprios, corresponde ao rácio calculado através da proporção entre o valor dos resultados líquidos obtidos por uma empresa num determinado período e o valor dos seus capitais próprios existente no final desse mesmo período.
ResponderEliminarO valor do ROE permite observar de que forma os investimentos dos detentores de capital de uma empresa estão a ser geridos. Quanto maior for o valor do ROE, melhor estará a empresa. Este indicador é importante para os acionistas na medida em que pode ajudar a qualificar as empresas em termos de risco e consequente rendibilidade esperada.
O ROE é também avaliado em termos de alavancagem financeira, na medida em que este rácio traduz uma situação em que um aumento do endividamento de uma empresa, através do efeito em termos de ROA (rendibilidade dos ativos), pode implicar o aumento da sua rendibilidade dos capitais próprios.
Return on equity (ROE) é um rácio financeiro que mede o retorno do capital investido pelo acionista durante um determinado período. O ROE é visto como um dos rácios financeiros mais importantes. Mede a eficiência de uma empresa a gerar lucros a partir do ativo líquido e mostra o potencial da empresa aplicar investimentos no sentido de aumentar os resultados.
ResponderEliminarEste rácio é igual aos resultados líquidos a dividir pela situação liquida. O resultado é multiplicado por cem para dar uma percentagem.
O termo ROE, que em português pode ser traduzido por rácio de rendibilidade dos capitais próprios, é um indicador de rendibilidade muito utilizado nas análises económicas e financeiras das empresas e que procura avaliar a eficiência e capacidade de gestão dos investimentos dos detentores do capital da empresa em termos de produção de resultados financeiros. Quanto maior o valor do ROE, melhor será a performance da empresa na utilização dos investimentos dos seus proprietários. Se, por exemplo, o valor do ROE for igual a 0,1 (ou seja, 10%), tal significa que cada euro de investimento dos proprietários é convertido em 10 cêntimos de resultados líquidos. O ROE é, portanto, muito útil para efetuar comparações de performance entre diversas empresas ou entre diversas aplicações de capital alternativas.
ResponderEliminarAssim definido, o ROE pode ser calculado pelo rácio entre os resultados líquidos e o valor dos capitais próprios da empresa.