Os devedores com dificuldades no pagamento das prestações de contratos de crédito podem recorrer à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE). Esta rede é composta por entidades que têm como função informar, aconselhar e acompanhar os devedores em risco de incumprimento ou que tenham prestações de crédito em atraso. Para saber mais clicar aqui.
Atualmente a conjuntura do nosso país não é a mais benéfica, o que faz com que existam pessoas mais vulneráveis. As dificuldades em cumprir com todas as responsabilidades financeiras aumentaram e por sua vez o endividamento das famílias. O não pagamento das prestações de crédito faz com que os Bancos tenham de arranjar métodos de reestruturação eficazes e adequados. Por exemplo, a rede de apoio ao consumidor endividado ajuda todas as famílias que estão nesta situação através do poder de informação, aconselhamento e acompanhamento de todo o processo de recuperação de crédito, isento de qualquer custo. Os planos de reestruturação mais utilizados são o PARI e o PERSI. No entanto, estes acontecimentos podiam ser evitados através de uma concessão e acompanhamento de crédito ajustada a cada cliente, baseada num dossier com dados atualizados e fidedignos, para que seja possível a avaliação da capacidade efetiva do mesmo.
ResponderEliminarNa atualidade, cada vez mais as famílias encontram-se com dificuldades em cumprir com as suas responsabilidades. Deste modo o devedor deverá encontrar-se informado sobre os seus direitos e deveres em caso de risco de incumprimento dos contratos de crédito, sendo assim o principal objetivo desta rede passa por: apoiar o cliente bancário na análise das propostas apresentadas pelas instituições de crédito no âmbito do PARI, do PERSI e do regime extraordinário; adequação de propostas à situação financeira; definir objetivos e necessidades do cliente bancário; acompanhar o cliente bancário aquando da negociação entre este e as instituições de crédito; fornecer informações em matéria de endividamento e de sobre-endividamento e apoiar o cliente bancário na avaliação da sua capacidade de endividamento.
ResponderEliminarOs clientes bancários com dificuldades no cumprimento de contratos de crédito podem recorrer à rede de apoio ao consumidor endividado, ou seja, é uma rede composta por entidades que têm como missão informar, aconselhar e acompanhar clientes bancários que se encontrem em risco de incumprimento ou que já tenham prestações de crédito em atraso.
ResponderEliminarAs entidades que integram a rede extrajudicial de apoio a clientes bancários devem respeitar, princípios de independência, imparcialidade, legalidade e transparência. A prestação de apoio a clientes bancários deve ser célere e obedecer a critérios de elevado rigor técnico. O procedimento de aconselhamento e acompanhamento de clientes bancários é obrigatoriamente confidencial. Todos os funcionários e colaboradores das entidades que integram a rede e que tenham intervenção no procedimento estão sujeitos a segredo profissional.
A rede é constituída por pessoas coletivas de direito público ou privado reconhecidas pela Direção-Geral do Consumidor, após parecer do Banco de Portugal.
Em portugal alguns dos principais problemas para os consumidores endividados é falta de informação sobre como arranjar métodos para evitar chegar a estas situações ou até ao sobre-endividamento, outro problema é os pedidos de auxílio serem solicitados numa fase muito tardia, ou seja quando já há pouco a fazer para salvar a família.
ResponderEliminarEstas linhas de apoio é algo que estava a faltar a muito tempo, para tentar evitar estes problemas e os consumidores terem um aconselhamento, informações e soluções para não chegar a estas situações.
A crise que o nosso país atravessa teve um alargado leque de consequências na vida profissional, pessoal e financeira das famílias portuguesas. O facto das famílias verem os seus rendimentos reduzidos, o seu posto de trabalho extinto ou o aumento de despesas devido a divórcio ou doença, provoca muitas vezes situações de incumprimento, sobreendividamento ou de insolvência particular. A falta de informação, acompanhamento e aconselhamento origina o aumento de incumprimento perante os credores e a incapacidade de cumprir todas as responsabilidades a que se comprometem, levando no extremo a entrega dos bens para pagamento da dívida. O que não é interessante para o credor (Banco) nem para os devedores (famílias). A Rede de apoio ao consumidor endividado representa um papel importante na tomada de decisões dos endividados, pois uma equipa de profissionais terá o objetivo de aconselhar e acompanhar o endividado e, simultaneamente, aumentar a sua literacia financeira. É importante que todos os endividados procurem acompanhamento de profissionais de forma a não se tornarem incumpridores ou insolventes.
ResponderEliminarCada vez mais os portugueses procuram as redes de apoio ao consumidor endividado, tendo em conta a conjuntura atual do país.
ResponderEliminarCom a crise que estamos a viver, bem como a diminuição dos salários, o aumento dos preços, os portugueses passaram a ter menos capacidades de pagar os seus créditos, daí os endividamentos estarem a aumentar da forma que estão.
Assim, cada vez é mais importante que existam estas redes de apoio, e por conseguinte um aumento, tanto em quantidade como no próprio apoio aos portugueses.