Clientes Prestige
Os Clientes Prestige sabem que podem contar com soluções exclusivas para facilitar o seu dia-a-dia e, neste caso, vão poder poupar até 400€ na subscrição de um novo Plano de Saúde Médis ou Seguro Automóvel Móbis Para saber mais clicar aqui.
Com a evolução do mercado o setor bancário viu-se obrigado a segmentar os clientes por necessidades, características e potencial. No caso dos clientes do segmento de particulares existem aqueles que merecem uma atenção especial devido à sua situação profissional e ao seu rendimento mensal, nomeados de clientes prestige, aos quais são atribuídos uma numerosa oferta de benefícios, bem como um mais cuidadoso follow-up. É importante a fidelização e satisfação das necessidades destes clientes pois representam para os Bancos uma maior possibilidade de cross-selling e, consequentemente, permitem o aumento do volume de negócios. Segundo a Lei de Pareto 80% do negócio dos Bancos é proveniente de 20% dos seus melhores clientes, assim é percetível a importância que esta “fatia” de clientes particulares representa na atividade bancária, nomeadamente a nível dos balcões de retalho.
ResponderEliminarAo longo dos tempos temos vindo a reparar que os Bancos têm dado maior importância aos particulares, e dentro dos particulares há aqueles clientes que merecem e exigem da parte do Banco uma atenção redobrada. Atenção essa que a maior parte dos bancos tem os chamados produtos prestígio para aqueles clientes que merecem. Os produtos prestígio têm uma elevada atratividade para os clientes. É claro que estes produtos são destinados aos clientes que têm rendimentos mais elevados e têm uma capacidade de poupança elevada. è muito importante para os bancos que estes clientes fiquem satisfeitos e que se fidelizem ao seu banco, pois são um ponto muito forte para a instituição.
ResponderEliminarAo longo das duas ultimas décadas, podemos observar varias mudanças nos bancos. Estas alterações devem-se a evolução do modelo de negocio dos bancos, a segmentar os clientes, pois para clientes diferentes necessidades diferentes.
ResponderEliminarOs bancos mudaram a sua forma de pensar. Este processo deve-se ao aparecimento de um produto que revolucionou toda a forma de pensar e de agir dos bancos, este produto tem o nome de crédito habitação.
Ao longo dos últimos tempos temos vindo a assistir a uma mudança por parte dos bancos quanto a segmentação dos seus clientes. Sendo assim, e tendo por base as necessidades de cada cliente, decidiu fazer proceder a essa mesma segmentação. Com isto, os clientes particulares foram divididos, primeiramente, em dois tipos: Os clientes com muito rendimento e os clientes com pouco rendimento, classificados como "Mass Market".
ResponderEliminarContudo, sentiram necessidade de fazer uma nova segmentação dentro dos clientes com muito rendimento. Com isto, segmentaram estes em dois tipos: Os clientes encarteirados, conhecidos como os clientes que mais negócio dão ao banco, e os clientes private, que são os clientes com o rendimento mais elevado. Estes clientes são os clientes que acarretam uma maior exigência, e daí um melhor serviço e um melhor tratamento, uma vez que estes trazem uma grande e boa quantidade de negócio aos bancos, através do cross-selling.
Com vista a uma maior satisfação de cada cliente, os bancos viram-se a criar uma nova segmentação de clientes. Dentro dos particulares há clientes com varias necessidades financeira criando-se assim outros subsegmentos como clientes prestige (premium) e clientes private. Estes clientes devido á sua grande liquidez têm necessidades diferentes de outros clientes cujo rendimento não são tão elevados. Os clientes prestige possuem vantagens que não são oferecidas a qualquer cliente como por exemplo, cartões de crédito, seguros entre outros produtos. Tendo em conta que muitos destes clientes são normalmente donos de empresas as vantagens são variadas pois não são só as necessidades pessoais a serem satisfeitas mas também da empresa em posse do cliente.
ResponderEliminarNos anos 80 os bancos tinham as empresas como o seu maior volume de negócio, os tempos mudaram e o setor bancário sofreu varias alterações (evolução do modelo de negocio no setor bancário) as instituições financeiras passaram a trabalhar mais os particulares. Segmentaram o mercado o mercado em 3 grupos prestige, encarteirados, mass market neste caso em especifico vou falar dos prestige que são clientes diferentes com rendimentos elevados, com um emprego considerável, e com necessidades diferentes o que permite o cross-selling a estes clientes que em grande parte dos casos tem um rendimento que pode ser melhor trabalhado pelo seu gestor de conta aplicando em produtos financeiros devido ao seu rendimento elevado. Estes clientes dispõem de cartões de crédito Gold (bom plafond) entre outros benefícios também tem melhor poder de negociação com banco. Os 80% do negócio do banco é proveniente dos 20 melhores clientes, dai trabalharmos bem os clientes que interessam ao banco.
ResponderEliminarComo temos visto ao longo dos tempos, os bancos têm adaptado o seu modelo de negócio tendo em vista os particulares. Sendo assim foi necessário criar grupos com o objetivo de segmentar os cliente, porque nem todos os clientes têm as mesmas necessidades. Os clientes prestige são os cliente que apresentam maior liquidez e o seu nível de negocio é superior aos restantes grupos, sendo assim o banco para conseguir captar mais clientes prestigie, tem de optar por estratégias de exclusividade, oferecendo a estes clientes produtos melhores com taxas melhores.
ResponderEliminar