A palavra Compliance vem do verbo inglês to comply, que significa "cumprir, executar". Compliance, na prática, implica concordância. Tem como propósito acatar o espírito das leis, regulamentos, normas internas ou externas. Visa impedir o não cumprimento. É sinónimo de qualidade. Complaince não tem funções de fiscalização mas tem de criar controles que lhe permitam monitorizar as operações que a organização efectua. Deve certificar-se de que os colaboradores fazem o que devem. O objectivo é evitar falhas. Claro que é difícil existir uma organização à prova de falhas mas a preocupação de as evitar deve ser constante. Só assim se garantirá um desempenho de qualidade.
Quem ganha com o desenvolvimento da Compliance? Os stakeholders, os interessados nos destinos da organização.
A palavra “Compliance” significa cumprir ou executar. Na atividade bancária esta prática é indispensável, isto é, cumprir com todas as leis, regulamentos, normativos e códigos de conduta específicos, para que estejamos perante a base de um bom funcionamento organizacional. E para que tal aconteça, existem direções de compliance que promovem o cumprimento de todas as normas, levando assim à cessação do incumprimento das mesmas, à reparação dos prejuízos que possam ter sido causados e à prevenção de novas ocorrências. Se cada colaborador transmitir estes princípios, conceitos e técnicas para gerir o risco do compliance, fará a diferença, evitando situações desagradáveis não só com os clientes, mas também entre os próprios colaboradores. Portanto, o ideal é ser assertivo para que todos os stakeholders saiam a ganhar, possibilitando o sucesso e o verdadeiro reconhecimento da instituição.
ResponderEliminarA palavra compliance traduz-se em “cumprir “, “satisfazer” e “executar” um conjunto de procedimentos, por isso, este conceito engloba pessoas, investimento, normas e informações. Este processo consiste na confiança e realização de métodos, na translucidez dos procedimentos e na ética profissional, sendo um conceito que vai abranger o “dever de cumprir”, ou seja, estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos da instituição. Para que seja possível alcançar esta noção, é necessário que os colaboradores dentro da instituição se envolvam neste processo, executando sempre as tarefas dentro dos padrões de qualidade e ética da mesma. A missão da compliance foca-se essencialmente em assegurar a existência de políticas, normas e controlo dos processos de forma a minimizar os riscos operacionais e maximizar a prática de uma gestão saudável dentro das instituições.
ResponderEliminar