terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Três mil produtores de leite vão desaparecer no curto prazo

"Não podemos criar a ilusão de que um produtor que tenha uma dúzia de vacas vai continuar a produzir leite, porque não vai. Não vai conseguir ser competitivo", avisa Jaime Silva, para quem "é normal que, a curto prazo, passemos de 10 mil para sete mil produtores que produzirão tanto ou mais leite do que hoje". Para continuar a ler clicar aqui.

5 comentários:

  1. É perfeitamente normal que, a curto prazo, passemos 10 mil produtores de leite para 7 mil. Neste caso falamos de produtores de leite mas podemos facilmente generalizar para tudo no dia a dia. Apenas os mais fortes conseguirão sobreviver, ou seja, os negócios mais pequenos vão ter cada vez mais dificuldades para conseguir competir com as grandes superfícies. Temos uma espécie de seleção natural (Teoria de Charles Darwin) em que apenas quem tem a capacidade de se adaptar à competição consegue continuar a desenvolver o seu negócio. É normal que uma grande superfície consiga praticar melhores preços porque as quantidades que compra permite-lhe ter acesso a preços mais baixos e, assim, ter mais margem de manobra na colocação do preço. Nos pequenos negócios não é tanto assim, e como consequência, não conseguem ser competitivos.

    Cristiano Costa 2f22

    ResponderEliminar
  2. Uma das leis do capitalismo indicam que é regular passarem-se 10 anos de prosperidade e 10 anos crise isto ciclicamente, como tal os momentos de crise servem para fazer uma limpeza na economia.
    Com as fortes exigências dos mercados e as constantes mudanças no mercado de trabalho fizeram com que só as empresas fortes e consistentes resistiram a estes momentos. Como é obvio as grandes empresas com grandes capitais e conseguem manter as suas fatias de mercado, já as pequenas empresas vêem-se em serias dificuldades para suportar a exigência destes tempos pois a sua capacidade de negociação junto dos credores não é tao forte como as grandes empresas.

    ResponderEliminar
  3. Tendo em conta os dias de hoje e toda a evolução que pela qual nós estamos a passar, só posso concordar de forma total com esta notícia. Cada vez mais, os pequenos produtores de leite, quando em comparação com as grandes indústrias de produção deste bem, estão a diminuir, uma vez que é difícil param os pequenos aguentar quando a concorrência feita pelos grandes é elevada da maneira que temos vindo a observar durante os últimos tempos, uma vez que a própria forma de produzir e a quantidade em que é produzida influencia, logo, é muito mais rentável utilizar um método mais automático e inovador, do que um método tradicional. Podemos considerar que os pequenos produtores de leite que conseguem resistir a esta nova tendência devem ser valorizados, uma vez que é considerada bem mais do que uma vitória para estes. Quando Jaime Silva refere que “não vai conseguir ser competitivo”, refere-se a isto mesmo, a incapacidade de lutar contra o poder dos grandes, daí os produtores de leite passarem de 10 mil para 7 mil.

    ResponderEliminar
  4. Nos dias de hoje, é de todo normal que apareçam noticias como esta que nos dão conta da queda de produtores em determinado sector. A meu ver isto terá consequências positivas e negativas. Digo positivas pois a crise vem limpar os sectores de produtividade e só os mais fortes resistem, empresas com capacidade de exportação e com bom nome no mercado. Pontos fracos pois a redução de produtores vai ter como consequência à posteriori a importação, e a qualidade do leite vai diminuir e os meios mais rudimentares desapareceram.

    ResponderEliminar
  5. Este tipo de negócio é o exemplo dos outros negócios de hoje em dia, com a crise que atravessamos só sobrevivem os mais fortes. O mercado tornou se mais exigente e competitivo o que faz com que as empresas se adaptem ao mercado e crise é um sinonimo de oportunidade o que faz com que os pequenos desapareçam e os grandes consigam aproveitar melhor o mercado e podem gerar mais lucros. As grande empresas neste caso específico conseguem esmagar mais o preço que as empresas mais pequenas devido a produção ser maior, já as pequenas não tem essa hipótese, este tipo de empresas baseia-se no custo dai o desaparecimento das pequenas empresas pois um dos fatores também muito crítico deste tipo de negócio é a margem de lucro obtida pelas grandes empresas que vendem o produto.”A vida é assim decidimos ser escravos teremos que ser escravos” na minha opinião esta citação define bem este tipo de negocio.

    ResponderEliminar