Código de Conduta
O incumprimento dos deveres previstos nos referidos
códigos punir-se-á, de acordo com a gravidade da violação, o grau de
culpa do infractor e as consequências do acto. A gravidade das sanções a
aplicar será definida casuisticamente e poderá variar entre a
repreensão verbal e o despedimento com justa causa. A responsabilidade
disciplinar é independente da responsabilidade civil,
contra-ordenacional e criminal. Para continuar a ler clicar aqui.
O Código de Conduta é um conjunto de princípios que guia a nossa atividade, que tem por objeto definir as normas que devemos utilizar para o bom funcionamento da instituição, para que as mesmas possam cumprir os seus objetivos económicos e satisfazer os seus fins sociais. Os códigos aplicados nas instituições estabelecem orientações, que devem ser respeitadas e exigíveis a todos os colaboradores durante a sua carreira. A importância e a natureza das atividades desenvolvidas exigem aos colaboradores do banco a adoção de comportamentos e princípios no seu quotidiano, cumprindo de forma integrada e não como proveito próprio. Este hábito constitui uma referência para os clientes do banco, no que diz respeito ao relacionamento presencial, de forma a incentivar a criação de um ambiente de confiança entre as partes interessadas. Assim que se verificar violação no código de conduta, o colaborador será objeto de apreciação disciplinar nos termos da legislação em vigor.
ResponderEliminarO Código de Conduta determina linhas de orientação em objecto da ética profissional para todos os trabalhadores daquela determinada instituição.
ResponderEliminarEste Código de Conduta contem os acordos e normas morais a que se considera ser devida obediência, ou seja obrigatórios, e esclarece os normas de referência a utilizar para a apreciação do grau de cumprimento de obrigações assumidas por parte dos seus trabalhadores, sem prejuízo de outras normas de conduta.
Na área da banca, cada banco tem o seu Código de Conduta que deve ser conhecido por todos os trabalhadores.
Código de conduta é um conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. É geralmente utilizado por empresas, organizações, classes profissionais ou grupos sociais. no caso da banca os colaboradores com perfil de acesso a movimentaçao de contas atraves do sistema informatico interno dos bancos do grupo estao impedidos de processar movimentos nas contas em que figurem como titulares ou representantes das quais sejam beneficiários ou herdeiros
ResponderEliminarO código de conduta são as regras que servem para o bom comportamento dos colaboradores bancários em termos de ética e profissionalização para com o seu dia a dia. Contudo se não cumprirem as regras são autuados pelo o que ocorreu . O mesmo refere também a forma como devemos interagir com os clientes e como devemos proceder perante as contas dos mesmos.
ResponderEliminarMiguel Cardoso 2F22 nº3753
A conduta ética nos negócios é um fator da máxima relevância para o desenvolvimento e crescimento das empresas, e particularmente das instituições financeiras, trazendo inúmeros benefícios, como sejam a atração e fidelização de Clientes, a satisfação das expectativas das partes interessadas internas e externas, a diferenciação e consolidação reputacional, os ganhos de eficiência nos processos produtivos ou a gestão prudente dos riscos.
ResponderEliminarA gestão da ética nos negócios constitui uma ferramenta fundamental na tomada de decisões em contexto empresarial, uma vez que a grande maioria destas decisões têm, explícita ou implicitamente, algum conteúdo ético. Torna-se, assim, necessário que existam instrumentos que formalizem e operacionalizem esta gestão da ética, assumindo especial importância o Código de Conduta.